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Normalização das rotinas de gestão

Rui Marques

A normalização das rotinas de gestão como um vetor importante da eficiência das organizações.



Um dos pilares do Lean Management, com origem no Sistema Toyota de Produção, é o trabalho normalizado (standard work). Este é, por definição, a melhor, mais fácil e segura forma atualmente conhecida de realizar uma tarefa. Quando definido corretamente, o trabalho normalizado reduz a variação e garante consistência e qualidade.


Inicialmente, este conceito foi aplicado na produção em tarefas repetitivas de produção e, posteriormente, foi estendido ao controlo de qualidade, manutenção e logística. Com o passar do tempo, o trabalho normalizado foi aplicado com sucesso em tarefas administrativas, comerciais e de serviço pós-venda, ultrapassando muitas vezes a resistência natural das pessoas à mudança. Estas aplicações visavam tarefas de valor acrescentado e de suporte executadas pelo pessoal do terreno, como operadores fabris, técnicos ou pessoal administrativo.


Uma vez que o trabalho normalizado é, por definição, a melhor forma de realizar uma tarefa, porque não aplicá-lo ao trabalho de gestão? As rotinas e tarefas de gestão devem ser realizadas da forma mais eficiente possível, assegurando que a ação é tomada no nível de responsabilidade adequado, sem lacunas nem sobreposições, que cada que cada gestor ou supervisor se ocupa do que é realmente importante e, ainda, trazendo agilidade à tomada de decisões.


Temos ajudado os nossos clientes a estruturar, definir e uniformizar as suas rotinas de gestão, com um impacto muito positivo na melhoria da eficiência organizacional.

As principais etapas deste processo são as seguintes:


  • Levantamento das atuais rotinas e tarefas de gestão

  • Análise do seu valor acrescentado

  • Identificação de redundâncias, sobreposições e lacunas

  • Esclarecimento do objetivo de cada tarefa

  • Definição de quem deve fazer o quê

  • Revisão da consistência e alinhamento (tanto vertical como horizontal)

  • Normalização das diferentes tarefas e rotinas de gestão

  • Definição de checkpoints e gemba walks

  • Definição de agendas sincronizadas em toda a organização

  • Desenho de sistemas de gestão visual

  • Implementação

  • Monitorização e ajuste


Este processo tem sido aplicado em organizações de diversos setores e dimensão. Uma vez definidas e implementadas, as rotinas normalizadas de gestão passarão naturalmente por um processo de melhoria contínua.

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